A Freguesia

A Freguesia

Milheirós de Poiares é uma das 21 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira. Pertence ao distrito de Aveiro e à Diocese do Porto.

Confronta com S. João da Madeira, Macieira de Sarnes, Cesar, Romariz, Pigeiros, Escapães e Arrifana. Tem uma área de 8,93 Km2 (densidade populacional de 424,5 hab./Km2) e abrange os seguintes lugares: Gaiate, Mámoa, Relvas, Fundo da Aldeia, Casal, Gândara, Milheirós, Igreja, Palhaça, Lomba, Casais, Dentazes, Pedra Verde, Fonte da Piolha, Pereiro, Outeiro, Escarigo, Espinheira, Seixal e Corujeira.

A Igreja Paroquial tem S. Miguel como padroeiro e foi construída entre 1904 e 1907, substituindo a anterior, que remontava aos inícios do século XVI e era muito pequena.

No âmbito da educação e do ensino, há uma Escola EB 2/3, com polidesportivo e Pavilhão desportivo, frequentada por alunos do 5º ao 9º ano, situada no lugar da Mámoa, uma Escola Básica do 1º ciclo (Igreja), e um Jardim de Infância no lugar do Pereiro.

O Centro Social Dr. Crispim T.B.Castro, possui diversas valências, entre elas: Centro de Dia, Lar residencial para Idosos, Creche, Atl, Apoio domiciliário.

No campo desportivo, há a assinalar a existência do Grupo Desportivo Milheiroense, Clube de Caçadores e Pescadores e ainda a Columbófila "Pátria".

Culturalmente, a freguesia é rica em diversas atividades. No teatro, "Os Velhos" são a mais antiga instituição da freguesia, seguindo-se a Associação Ritus, com os grupos de "Teatro Imaginado" e "Ilha da Fantasia". Destaque ainda para a Associação Abraçar Milheirós de Poiares, que conjuga nos seus grupos a existência da "Rusga de Milheirós", grupo de cavaquinhos "Musicoterapia", "Orquestra Milheiroense", projeto musical "Canto Nosso" e o grupo de teatro, percussão e animação de rua "A TRuPe".

(nota: texto adaptado, elaborado sobre recolha de testemunho do professor Manuel Joaquim Conceição).

Parque de Lazer do Outeiro

Espaço de lazer e convívio

CCMP

Centro Cultural de Milheirós de Poiares Rua da Igreja Velha 3700-738 Milheirós de Poiares