Junta de Freguesia de Milheirós de Poiares

ARU - áreas de reabilitação Urbana

O QUE É UMA ARU?

Uma Área de Reabilitação Urbana - ARU - é uma área territorialmente delimitada, que, em virtude da insuficiência, degradação ou obsolescência dos edifícios, das infraestruturas, dos equipamentos de utilização coletiva e dos espaços urbanos e verdes de utilização coletiva, designadamente no que se refere ás suas condições de uso, solidez, segurança, estética ou salubridade, justifique uma intervenção integrada, através de uma operação de reabilitação urbana.

A delimitação das ARU de Santa Maria da Feira tem o seu enquadramento do Decreto-Lei n.º 307/2009, 23/10, na redação que lhe confere a Lei n.º 32/2012, 14/08 - Regime Jurídico da Reabilitação Urbana e estão publicitadas pelo Aviso n.º 15661/2018, de 30 de Outubro.

Se pretende realizar obras de reabilitação de imóveis localizados dentro de uma ARU poderá usufruir dos benefícios fiscais consagrados na lei e de apoios e incentivos municipais.

Informe-se junto da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira antes de iniciar qualquer obra de reabilitação




A Área de Reabilitação Urbana de Milheirós de Poiares, com 21,89 hectares, localiza-se no estremo sul/sudeste do concelho de Santa Maria da Feira e integra uma das centralidades da freguesia. Nesta zona, localiza-se a Igreja Paroquial e o seu espaço envolvente, o cineteatro do centro comercial Dr. Crispim, equipamento com visibilidade local, serviços, comércio e edifícios residenciais de habitação unifamiliar. Esta área diz respeito à zona mais poente da ARU, sendo que na sua extensão para nascente, ao longo da EM 515, de ligação ao concelho vizinho de Oliveira de Azeméis, encontra-se uma malha urbana dispersa, constituído essencialmente por moradias unifamiliares, com um e dois pisos, que foram crescendo ao longo da malha viária, muito relacionadas com a prática agrícola que se desenvolve no interior dos quarteirões e nos interstícios urbanos, expondo a génese rural do local. Redelimitação das ARU de Santa Maria da Feira I Setembro 2018 67 A área de reabilitação urbana proposta pretende potenciar e criar condições que promovam a regeneração do edificado e da vivência urbana, criando condições que facilitem futuras intervenções urbanísticas







  • Partilhar 

© 2022 Junta de Freguesia de Milheirós de Poiares. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia