Junta de Freguesia de Milheirós de Poiares Junta de Freguesia de Milheirós de Poiares

Notícias

Campanha "Ao volante, o telemóvel pode esperar" de 07 a 13 de maio 2024

Campanha "Ao volante, o telemóvel pode esperar" de 07 a 13 de maio 2024

03-MAI-2024

Campanha "Ao volante, o telemóvel pode esperar"Campanha integrada no Plano Nacional de Fiscalização “Ao volante, o telemóvel pode esperar”, a decorrer de 7 a 13 de maio de 2024 e que tem por objetivo alertar os condutores para as consequências negativas e mesmo fatais do uso indevido do telemóvel durante a condução.A 50 km/h, olhar para o telemóvel durante 3 segundos é o mesmo que conduzir uma distância de 42 metros com os olhos vendados, o equivalente a uma fila de 10 carros. A utilização do telemóvel durante a condução aumenta em quatro vezes a probabilidade de ter um acidente, causando um aumento no tempo de reação a situações imprevistas. Para além disso, não vale a pena arriscar perder três pontos na Carta de Condução.

Ler mais...
Campanha prevenção Mergulhos - Médicos querem prevenir lesões permanentes na coluna vertebral durante o verão

Campanha prevenção Mergulhos - Médicos querem prevenir lesões permanentes na coluna vertebral durante o verão

16-JUN-2023

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover uma campanha de consciencialização sob o mote “Há saltos que podem mudar a tua vida. Protege a tua coluna!”. Esta iniciativa tem como objetivo alertar os portugueses para as consequências de mergulhos mal calculados tanto nas piscinas como nas praias. “As lesões na coluna vertebral relacionadas com os mergulhos são potencialmente muito graves e podem trazer sequelas irreversíveis. Estão habitualmente associadas ao bater da cabeça no solo, em águas pouco profundas, numa rocha ou em outros objetos estranhos. Dependendo da gravidade, estas lesões podem provocar a paralisia das pernas (paraplegia), dos quatro membros (tetraplegia), e até a morte, se a fratura ocorrer no segmento mais superior da coluna.  Nestas situações,  constituem verdadeiras emergências médicas e frequentemente é necessária uma cirurgia urgente. Nos casos menos graves, sem uma lesão neurológica, o tratamento destas fraturas pode passar por uma cirurgia, ou pelo repouso e utilização de colares cervicais ou coletes, dependendo da localização e gravidade da fratura”, explica o neurocirurgião Bruno Santiago, presidente da SPPCV.E acrescenta: “Se depois do impacto da cabeça com o solo, durante um mergulho, não houver qualquer outro sintoma além da dor, deve na mesma consultar um médico. É necessário não descurar o incidente e pedir observação médica para garantir que não há qualquer consequência na estabilidade da coluna vertebral”.Os sinais e sintomas de lesão na coluna incluem dor no local que sofreu a lesão, eventualmente com irradiação aos membros superiores ou inferiores, falta de força ou incapacidade em mover os braços ou pernas; formigueiro ou dormência nos membros e na área abaixo da lesão e perda do controle da bexiga ou do intestino. Mais raramente pode observar-se um estado de consciência alterado e dificuldades respiratórias.No caso de presenciar um acidente e/ou suspeitar de uma lesão da coluna deve contactar de imediato o 112 e não deve mover a pessoa. A SPPCV relembra que qualquer movimento na vítima pode causar danos maiores e permanentes.Para prevenir as lesões na coluna decorrentes de acidentes de mergulho deve verificar a profundidade do local e não mergulhar em águas rasas com menos do dobro da altura; mergulhar apenas em locais vigiados e iluminados; assegurar-se de que não existem obstáculos como rochas ou bancos de areia; evitar comportamentos de risco como mergulhar de costas ou em corrida; não beber bebidas alcoólicas antes de mergulhar; no mar não se atirar de cabeça, entrar sempre primeiro a andar; na piscina escolher o local onde vai mergulhar de acordo com a profundidade, não correr em redor da piscina e respeitar sempre a sinalização.

Ler mais...
campanha "Cinto-me Vivo" - 20 a 26 de junho de 2023

campanha "Cinto-me Vivo" - 20 a 26 de junho de 2023

16-JUN-2023

Campanha integrada no Plano Nacional de Fiscalização “Cinto-me Vivo”, que decorre de 20 a 26 de junho de 2023 que tem por objetivo alertar condutores e passageiros para a importância de utilizarem sempre, e de forma correta, os dispositivos de segurança.Numa colisão frontal a 50 km/h, um condutor com 70kg, sem cinto de segurança, sofre um impacto equivalente a uma queda livre de um terceiro andar.O uso do capacete de modelo aprovado, devidamente apertado e ajustado, reduz em 40% o risco de morte em caso de acidente.Está igualmente comprovado que a utilização correta de cadeirinha homologada e adaptada ao tamanho e peso da criança, reduz em 50% o risco de morte. Em crianças até aos 18 Kg, a utilização de uma cadeirinha voltada para a retaguarda, combinada com a utilização de cinto de segurança, reduz até 90% o risco de lesões graves ou morte.É com grande agrado que temos verificado a adesão crescente de Juntas de Freguesia a estas campanhas, publicando conteúdos que contribuem para a redução da sinistralidade rodoviária e para o propósito coletivo de Salvar Vidas.

Ler mais...
Campanha "Viajar sem Pressa" - 27 de abril a 3 de maio

Campanha "Viajar sem Pressa" - 27 de abril a 3 de maio

27-ABR-2023

 "Viajar sem Pressa" - 27 de abril a 3 de maioCampanha integrada no Plano Nacional de Fiscalização “Viajar sem Pressa”, que decorre de 27 de abril a 3 de maio de 2023 e tem por objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável mais de 60% das infrações registadas.Num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos. Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%.

Ler mais...
Inscrições Abertas - Academia Jump Box em Santa Maria da Feira

Inscrições Abertas - Academia Jump Box em Santa Maria da Feira

21-OUT-2022

Entre os próximos dias 25 e 28 de outubro, a Academia Jump Box promove o espírito empreendedor em Santa Maria da Feira!A iniciativa, promovida pelo IET Instituto Empresarial do Tâmega, tem como objetivo capacitar jovens, entre os 18 e os 30 anos, podendo ir até aos 35 anos, que não estudam nem trabalham, mas que tenham como ambição a criação do próprio negócio ou desenvolver ferramentas para a procura de emprego.Os participantes trabalham, de forma informal, a capacitação pessoal e profissional, sempre com foco no Empreendedorismo.Inscrição gratuita e obrigatória aqui.

Ler mais...
Liga Portuguesa Contra o Cancro | Peditório Nacional 2022

Liga Portuguesa Contra o Cancro | Peditório Nacional 2022

29-SET-2022

Campanha de Recrutamento de Voluntários para o Peditório Nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro | Peditório Nacional 2022 -  28/10/2022 a 01/11/2022https://www.ligacontracancro.pt/peditoriohttps://www.facebook.com/LPCCNorte/photos/a.300209630120516/2538439732964150/Para se inscrever como voluntário(a), pode preencher e submeter o formulário de inscrição disponibilizado no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro: https://www.ligacontracancro.pt/peditorio.

Ler mais...
ALERTA VERMELHO Persistência de temperaturas elevadas | Abrigo municipal temporário no Europarque

ALERTA VERMELHO Persistência de temperaturas elevadas | Abrigo municipal temporário no Europarque

13-JUL-2022

Face ao estado de alerta vermelho que se vive no território municipal e em todo o país, devido às elevadas e preocupantes temperaturas que se fazem sentir, a autarquia de Santa Maria da Feira identificou um local de abrigo temporário, de livre acesso e aberto a toda a população, que funcionará no Europarque entre as 9h00 e as 23h59 desta quarta-feira, 13 de julho.O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) dará apoio logístico, nomeadamente água e acomodação em local fresco, bem como nas demais situações tidas como necessárias.Recorde-se que a exposição ao calor intenso pode ter efeitos negativos na saúde. Mantenha-se informado e siga as recomendações da Direção Geral da Saúde!Para mais esclarecimentos, contacte o SMPC de Santa Maria da Feira através da linha telefónica 800 207 708 (número verde gratuito disponível 24h por dia). 

Ler mais...

© 2024 Junta de Freguesia de Milheirós de Poiares. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia